Fique sempre bem informado!
Por acessar nosso blog

Papa Francisco expulsa Fernando Karadima do estado clerical


 O Papa Francisco demitiu do estado clerical Fernando Karadima Fariña, ex-sacerdote chileno condenado por abusos sexuais.
A Santa Sé informou que o decreto assinado pelo Pontífice na quinta-feira, 27 d setembro de 2018, contempla a dispensa de todas as obrigações clericais e foi realizado de modo “excepcional em coincidência e pelo bem da Igreja”, sob a potestade que compete ao Papa.
A ordem entrou em vigor desde o momento de sua publicação. Fernando Karadima foi notificado nesta sexta-feira, 28 do mesmo mês.
A investigação eclesiástica sobre Fernando Karadima começou em julho de 2010 e concluiu com o decreto divulgado em 16 de janeiro de 2011, no qual foi declarado culpado de abuso sexual e lhe foi imposto como pena a retirada “a uma vida de oração e de penitência, também em reparação das vítimas de seus abusos”.
Em 2011, foi proibido perpetuamente “o exercício público de qualquer ato de ministério, em particular da confissão e da direção espiritual de toda categoria de pessoas”.
Em 28 e 29 de abril deste ano, três vítimas de Karadima se reuniram com o Papa Francisco no Vaticano. Os presentes assinalaram que “o Papa nos pediu formalmente perdão em seu nome e em nome da Igreja universal”.
Em junho, o Pontífice voltou a se reunir com outras vítimas de Karadima, desta vez cinco sacerdotes e dois leigos, aos quais também pediu perdão.

Produtora: Radialista Cleuma Lemos Drt/ MA 1416

Sou radialista e blogueira gosto de informar e formar atraves de minhas publicações, fique ligado para ficar bem informardo.