Fique sempre bem informado!
Por acessar nosso blog

Pesquisa aponta que 5% dos eleitores preferem o Rádio para informações as eleições


Meio é o mais abrangente e o que mais dá espaço aos candidatos

Um levantamento do Paraná Pesquisas revelou que a internet é o meio de comunicação preferido dos brasileiros para se informar sobre as eleições deste ano. Segundo a pesquisa, divulgada no dia primeiro de agosto, 42,5% dos entrevistados disseram preferir a internet e as mídias sociais. A televisão aparece em segundo lugar na preferência dos eleitores, com 36,7%, seguida pelos jornais impressos, com 6,3% e pelo rádio, com 5,6% 

A preferência pela internet pode ser observada devido ao espaço que todos os candidatos têm, já que no Rádio e na TV, os candidatos contam com tempo limitado para a apresentação de suas propostas. Além disso, o levantamento mostrou que a internet e as mídias sociais são mais importantes para jovens entre 16 e 34 anos, correspondendo a 49% da preferência desse eleitor na hora de buscar informações. Esse percentual cai para 44% na faixa etária dos 35 aos 44 anos; para 39% entre 45 e 59 anos; e para 32% para eleitores acima de 60 anos.

Para o professor de opinião pública da PUC-PR, Marcos Zablonsky, os candidatos que já se posicionam nas mídias sociais há mais tempo tendem a ter uma vantagem sobre os demais na busca por eleitores e engajamento. “Quem vai se dar muito bem é quem já vem fazendo um bom trabalho nas redes sociais”, aposta.
O professor ressalta que, apesar de o Rádio estar em último lugar no levantamento do Paraná Pesquisas, ainda é um meio de comunicação com influência significativa para a população. “O rádio tem uma característica interessante porque é um lugar onde tem muita entrevista, debate, discussão. Eu vejo o rádio ainda fazendo companhia para muita gente, ou dentro do carro, ou no dia a dia das pessoas”, diz.

Produtora: Radialista Cleuma Lemos Drt/ MA 1416

Sou radialista e blogueira gosto de informar e formar atraves de minhas publicações, fique ligado para ficar bem informardo.