Fique sempre bem informado!
Por acessar nosso blog

Regional Nordeste V realiza Seminário sobre a Campanha da Fraternida 2019


O Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) definiu em Agosto de 2017 o tema  ‘ Fraternidade e Políticas Públicas’ e o lema ” Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27) para a Campanha da Fraternidade 2019, cujo objetivo geral é” Estimular a participação em Política Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade”.
A CF 2019 vai aprofundar o que são as políticas públicas enquanto garantidoras de direitos, buscando fazer a distinção entre política de governo e políticas de estado, bem como vai tratar do processo de uma política pública – da agenda à avaliação e monitoramento.
E foi em busca de mais conhecimentos sobre esse tema proposto, que 11 das 12 dioceses que formam o Regional NE V, se reuniram de 19 a 21 de Outubro, na Casa de Retiro Oásis, no bairro da Aurora, na arquidiocese de São Luís, para a realização do Seminário Regional da CF 2019. A programação teve início na Sexta- Feira, dia 19, com o jantar, e logo em seguida a acolhida, apresentação e Oração Inicial, conduzida pelos representantes da arquidiocese de São Luís. Na sequência o padre João Maria, fez uma Análise de Conjuntura Eleitoral e sobre as Políticas Públicas do Ma, mostrando ainda o atual cenário das últimas eleições para Deputados e Senadores.

No sábado, dia 20, a Oração Inicial foi feita pelas dioceses de Coroatá, Brejo e Caxias, e depois do café da manhã, o assessor do Seminário, Antônio S. Evangelista, mais conhecido como Toninho Evangelista, da arquidiocese de Campinas (SP) e assessor da Comissão Nacional da Campanha da Fraternidade da CNBB deu início a sua fala sobre  Políticas Públicas, tendo como subsídio o Texto- Base preparado pela CNBB. A metodologia utilizada no sábado foi o Ver e o Julgar, que tratou das Políticas Públicas à luz da Bíblia e Documentos da Igreja.

Para concluir o dia, a Oração foi feita pelas dioceses de Pinheiro e Zé Doca. No Domingo, 21, o último dia do Seminário foi iniciado com a Santa Missa, presidida pelo padre Antônio José, da diocese de Imperatriz e concelebrada pelo padre Israel dos Santos, da diocese de Pinheiro que foram auxiliados pelo diácono João Batista, da diocese de Grajaú, tendo a Liturgia animada pelas dioceses de Imperatriz, Balsas e Grajaú.

Em seguida, foi servido o café da manhã, e logo após, seguindo a metodologia do Seminário, as dioceses foram divididas em grupos para construírem pistas de ação para o Agir, metas essas a serem realizadas em 2019 tanto a nível regional e diocesano. Após a apresentação dos resultados discutidos nos grupos, foram feitos os agradecimentos, avisos e para encerrar, a Oração de Envio, conduzida pelas dioceses de Bacabal e Viana.
Rosangela Garces/ Pastoral da Comunicação

Produtora: Radialista Cleuma Lemos Drt/ MA 1416

Sou radialista e blogueira gosto de informar e formar atraves de minhas publicações, fique ligado para ficar bem informardo.