Fique sempre bem informado!
Por acessar nosso blog

O Poeta Coroataense, Jocimar Pereira, em mais uma de suas inspirações poéticas presta uma homenagem ao já falecido Dom Reinaldo Punder, primeiro bispo da Diocese de Coroatá-MA.


Dom Reinaldo - Primeiro o Reino de Deus (Jocimar Pereira)
Início de Janeiro
Em Berlim na Alemanha
Um menino ali nascia
E para Coroatá traria
Uma história tamanha
Era doze de Janeiro
Exato o ano de trinta e nove
Nascia mais um abençoado
Que a todos deixaria encantados
Com a fé que montanha move
Abençoado por sua mãe
Orgulho para seu pai
Exemplo para o irmão
Seguindo seu coração
Para Deus Reinaldo vai
No chamado a vocação
O menino deu seu sim
A vida o queria levar
Destinado a ajudar
Os pobres ou gente assim
Aos 25 anos um jovem
A sua Ordenação Sacerdotal
Dez de Outubro de Sessenta e Quatro
Dá-se o bendito ato
Mais um combatente do mal
A fé e o conhecimento
Quatorze anos após
Da Ordenação Sacerdotal
Pra Ordenação Episcopal
Um grande presente pra nós
Final da década de setenta
Setenta e Oito é o ano
Quatorze de Maio a Nomeação
Vinte e Nove de Julho a Ordenação
Para Coroatá Deus traça Seu plano
Reinaldo tens uma missão
Para Coroatá tu irás
Batalhas e guerras sofridas
Lá viverás tua vida
Pra Alemanha não mais voltarás
Respeito e obediência
Fé forte, caridosa e ardente
Partiu com destino ao Brasil
Nosso país varonil
Feliz, alegre e contente
Primeiro Bispo de Coroatá
Em Setenta e Oito nomeado
Responsável pela Pastoral Vocacional
Da CNBB no Piauí a Regional
Denominada Nordeste Quatro
Depois a Nordeste Cinco
Regional do Maranhão
O Setor de Leigos comandou
No Seminário Interdiocesano trabalhou
Com muito amor no coração
Inclusive sobre os leigos
Nosso Bispo escreveu
Kirche-Laie-Welt é profundo
A Missão do Leigo no Mundo
Com ele seu Doutorado defendeu
No Seminário Interdiocesano São Luis
Era membro da comissão
Pastorais da Juventude e Sobriedade
Na Regional sua responsabilidade
Reinaldo não fugia da missão
Eu me lembro aquele dia
Ainda era uma criança
Mas percebia em cada olhar
O desejo de encontrar
Uma verdadeira esperança
A Praça Monsenhor Estrela
Menor ainda ficou
Tinha gente de todo lugar
Uns que nem entendia falar
No dia que o Bispo chegou
Ônibus, caminhões, viaturas
Vindos até de além mar
Sorrisos, palmas, alegria
Em uma fé que contagia
Pra ver Dom Reinaldo chegar
Finalmente o momento esperado
E o Santo Homem eu ví
Franzino, sorriso sincero
Simpático, abraço fraterno
Como todos também percebi
Naquele momento o Reino
De Deus ali acontecia
Sem inveja, sem raiva, sem maldade
Todos juntos formando a unidade
Dom Reinaldo um milagre fazia
Aplausos, palmas, foguetes
Um povo alegre e contente
O Bispo alegre e feliz
Ouvindo o povo que diz
Deus hoje nos deu um presente
Reinaldo escreveu sua história
No mais belo livro que há
Um Punho Divino usado
No Livro Celeste rabiscado
O nome de Coroatá
Aquí temos um caso narrado
Algumas testemunhas a contar
Que Dom Reinaldo ficou
Na frente de um trator
Para casas não derrubar
Na chegada do nosso Bispo
Eu tive a alegria de estar
Em seu velório presente
Saudades de Reinaldo ausente
No céu uma estrela a brilhar
Deitado naquele caixão
No semblante pude perceber
Não era um ser humano qualquer
Reflexo de um homem de fé
Todos puderam ver
Uma grande experiência vivi
Um filho meu acidentado
Do filho com o Bispo uma foto
Rezando o Rosário devoto
Guilherme por ele crismado
Um Terço no túmulo do Bispo
Com o Rosário de Reinaldo na mão
No Terceiro Mistério exalou
Um forte cheiro de flor
A resposta da minha oração
O Terço que o Bispo ganhara
Do Papa João Paulo Segundo
Dentro da mão apertado
Comigo na UTI acompanhado
De volta alegria ao meu mundo
Com o Terço dentro da mão
Apoiado na mão do meu filho
Rezando o Salmo “Vinte e Três”
Depois do “Noventa e um” a vez
Aos meus olhos de volta o brilho
Enquanta rezava os Salmos
O extraordinário aconteceu
Meu filho com total sedação
Parado sem reação
Todo seu corpo tremeu
No primeiro momento fiquei
Sem conseguir entender
O Terço do Bispo era o laço
Em nossas mãos o abraço
Então eu pude perceber
Teria meu filho de volta
Deus o meu presente daria
O Senhor ouviu minha oração
O poder da intercessão
De quem foi Bispo um dia
Por isso e muito mais
Jamais poderemos esquecer
Este grande gesto de amor
De quem sua terra deixou
Para conosco viver
Um verdadeiro legado
Dom Reinaldo deixou
Os seus belos ensinamentos
Não podem ser jogados ao vento
Todos gerados no amor
Primeiro o Reino de Deus
É sua lição maior
Reflete do Bispo a vontade
De ver só a felicidade
Reinando num mundo melhor
Dom Reinaldo partiu
Mas para sempre deixou
Um grande elo de ligação
Da Alemanha com o Maranhão
Fértil semente plantou
Os sobrinhos Jesko e Bogi
Sempre a nos visitar
Mantêm os laços de amizade
Da família com a cidade
Entre Berlim e Coroatá
Por isso com muita saudade
De quem ensinou-nos a amar
Louvo a Deus agradecido
Por Ele ter trazido
Dom Reinaldo pra cá
Jamais esqueceremos ele
Ele jamais nos esquecerá
No céu por nós a interceder
Essa homenagem possa receber
Do Poeta Jocimar

fonte: facebook catedral nossa senhora da piedade Coroatá

Produtora: Radialista Cleuma Lemos Drt/ MA 1416

Sou radialista e blogueira gosto de informar e formar atraves de minhas publicações, fique ligado para ficar bem informardo.